sexta-feira, 24 de julho de 2015

Projeto de Pesquisa ""

Instituto Federal Norte de Minas Gerais – IFNMG O PERFIL DO TUTOR PRESENCIAL NA EAD NO MUNICÍPIO DE GAMELEIRAS Maria Aparecida Antunes Moreira Milvan Costa Santareno Montes Claros – MG Junho/2015 Maria Aparecida Antunes Moreira Milvan Costa Santareno O PERFIL DO TUTOR PRESENCIAL NA EAD NO MUNICÍPIO DE GAMELEIRAS Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Pós Graduação Lato Sensu em Educação à Distância – EAD do Instituto Federal Norte de Minas Gerais – IFNMG. Orientadora: Daniela Rocha Silva Montes Claros – MG Junho/2015 SUMÁRIO 1. Introdução .......................................................................................................... 03 2. Tema .................................................................................................................. 04 3. Problema ............................................................................................................ 04 4.Justificativa............................................................................................................04 5.Objetivos...............................................................................................................04 6. Metodologia......................................................................................................... 05 7.Cronograma......................................................................................................... 06 8. Referencial Teórico............................................................................................. 06 9. Bibliografia .......................................................................................................... 08   INTRODUÇÃO O presente projeto visa apresentar uma proposta de pesquisa científica acerca da tutoria na EAD e traz o título “O Perfil do Tutor Presencial na EAD no Município de Gameleiras”. A pesquisa-ação, aqui enfatizada, terá a duração de cinco semanas e acontecerá no período de 15/06 a 19/07/2015. Os principais autores que servirão de embasamento teórico para a pesquisa empírica serão: MAGGIO (2001), MILL (2006), NISKIER (2000), OLIVEIRA (2009) e SÁ (1998). Conforme Oliveira (2009) um dos agentes mais importantes na modalidade EAD é o tutor. Ele é “o trabalhador da educação a distância, mediada por tecnologias digitais” (MILL, 2006, p. 63) Deste modo, “o papel do tutor vai além da especialidade.” (p.17) Eles “utilizam de estratégias para motivar o aluno, visando atingir sua autoestima, valorizando seu processo de aprendizagem e seus ganhos pessoais ao realizar o curso.” (p. 16) Sá (1998) estabelece que o serviço de tutoria traz em seu bojo duas importantes funções: a informativa e a orientadora. A primeira relacionada ao esclarecimento das dúvidas suscitadas pelos alunos, e a segunda vem sanar as dificuldades e promoção do estudo e busca da autonomia pelo estudante na EAD. (p. 45) Para Niskier (2000), além da função de acompanhar os trabalhos, colaborar e incentivar, o tutor deve “fornecer feedbacks, corrigir as avaliações, fornecer e atualizar informações e servir de intermediário entre a instituição e os alunos.” (p. 393) Ainda nesse sentido, Oliveira (2009) acredita que “o papel do tutor se baseia numa concepção de participação, de educador comprometido com a formação dos alunos, capaz de prepará-los ou subsidiá-los para pensar, resolver problemas e responder rapidamente às mudanças contínuas.” (p.16)   1 Tema: O Perfil do Tutor Presencial na EAD no Município de Gameleiras. 2 Problema: Qual o perfil do tutor presencial na EAD nos cursos técnicos do IFNMG no município de Gameleiras – MG? 3 Justificativa: A escolha do tema O Perfil do Tutor Presencial na EAD no Município de Gameleiras deu-se devido à necessidade de se realizar uma investigação acerca do perfil do tutor presencial, tendo em vista a existência de quatro turmas de cursos técnicos na modalidade à distância do IFNMG no município de Gameleiras, MG. Ao pesquisar o tema será possível compreender a importância do tutor presencial na EAD, realizar um levantamento do papel e das atribuições do tutor presencial e apontar os desafios do tutor enfrentados nos cursos técnicos do IFNMG no citado município. 4 Objetivos: 4.1 Geral - Analisar o perfil do tutor presencial na EAD nos cursos técnicos do IFNMG no município de Gameleiras – MG. 4.2 Específicos - Compreender a importância do tutor presencial na EAD; - Descrever o papel e as atribuições do tutor presencial; - Apontar os desafios do tutor presencial nos cursos técnicos do IFNMG no município de Gameleiras. 5 Metodologia A pesquisa aqui enfatizada terá a duração de cinco semanas e acontecerá no período de 15/06 a 19/07/2015. Trata-se de uma pesquisa-ação, que supõe o uso de uma ação planejada e possibilita uma reflexão crítica sobre a realidade pesquisada. A mesma terá uma abordagem qualitativa, que estuda e analisa o tema em sua profundidade, no sentido de compreender a importância do tutor presencial na EAD, descrever o seu papel e suas atribuições, bem como apontar os desafios de sua atuação nos cursos técnicos do IFNMG no município de Gameleiras. Como se trata de uma pesquisa-ação os procedimentos a serem utilizados serão: entrevista e análise de documentos. Haverá duas entrevistas semi-estruturadas, que acontecerão nos dias 16 e 17/06/2015 e serão direcionadas aos cinco tutores presenciais que atuaram nos cursos técnicos do IFNMG do município de Gameleiras no período de 2013 a 2015. A entrevista acontecerá em grupo e o tempo previsto de duração é de 60 minutos cada uma, contando o tempo de apresentação do projeto ao entrevistado e a conversa propriamente dita, na qual haverão perguntas abertas, feitas oralmente em ordem prévia, podendo os pesquisadores acrescentar questões de esclarecimento ou instigar as respostas dos cinco entrevistados. Os documentos a serem analisados são as planilhas de matrícula dos alunos nos cursos técnicos desenvolvidos no município de Gameleiras no período de 2013 a 2015. Os principais autores que servirão de embasamento teórico para a pesquisa empírica serão: MAGGIO (2001), MILL (2006), NISKIER (2000), OLIVEIRA (2009) e SÁ (1998). Outros pesquisadores e ideias serão acrescentados no decorrer da pesquisa.   6 Cronograma SEMANAS ATIVIDADES (AÇÕES) 01 02 03 04 05 15 a 20/06 22 a 27/06 29/06 a 04/07 06 a 11/07 13 a 19/07 Revisão de Literatura X X X X Elaboração do instrumento de coleta de dados primários (entrevista) X Coleta de dados X X X Análise e organização dos dados X X X Escrita do artigo X X X X Entrega da versão final do artigo X 7 Referencial Teórico Para o dicionário Houaiss (2001) o termo tutor vem do latim e significa “guarda, defensor, curador.” Ou seja, aquele que ampara, que direciona, que se responsabiliza por algo ou alguém. Conforme Oliveira (2009) um dos agentes mais importantes na modalidade EAD é o tutor. Ele é “o trabalhador da educação a distância, mediada por tecnologias digitais” (MILL, 2006, p. 63) A tutoria é de extrema relevância, sendo imprescindíveis determinadas características que prevêem o apoio pedagógico consistente e contínuo, garantindo a operacionalização do curso, de forma a atender aos alunos nas necessidades individuais e coletivas. (OLIVEIRA, 2009, p.15) Deste modo, “o papel do tutor vai além da especialidade.” (p.17) Eles “utilizam de estratégias para motivar o aluno, visando atingir sua autoestima, valorizando seu processo de aprendizagem e seus ganhos pessoais ao realizar o curso.” (p. 16) “O tutor tem, nesse contexto, a função de mediar o processo entre o aluno e o material didático na construção do conhecimento.” (p. 12) O tutor [...] recebe um Plano de Tutoria, que é elaborado pelo professor que escreveu o material impresso ou pelo professor formador da disciplina, que o ajuda a acompanhar as tarefas dos alunos e avaliar as atividades solicitadas. [...] os alunos interagem com o professor e com o tutor; as disciplinas são estudadas uma a uma, conforme suas cargas horárias. (OLIVEIRA, 2009, p.12) Não é função do tutor ensinar, no entanto, ele “cria proposta de atividades para reflexão, apóia sua resolução, sugere fontes alternativas de informação, oferece explicações, favorece os processos de compreensão, isto é, guia, orienta, apóia, e nisso consiste seu ensino.” (MAGGIO, 2001, p. 97) Sá (1998) estabelece que o serviço de tutoria traz em seu bojo duas importantes funções: a informativa e a orientadora. A primeira relacionada ao esclarecimento das dúvidas suscitadas pelos alunos, e a segunda vem sanar as dificuldades e promoção do estudo e busca da autonomia pelo estudante na EAD. (p. 45) Assim, “o tutor busca a efetivação do aluno autônomo” (OLIVEIRA, 2009, p. 13) “A busca pela autonomia do aluno direciona, em muitos aspectos, as funções da tutoria.” (OLIVEIRA, 2009, p. 14) Para Niskier (2000), além da função de acompanhar os trabalhos, colaborar e incentivar, o tutor deve “fornecer feedbacks, corrigir as avaliações, fornecer e atualizar informações e servir de intermediário entre a instituição e os alunos.” (p. 393) Deve-se compreender o feedback como um grande aliado no trabalho do tutor na construção efetiva do conhecimento; às vezes, o aluno não avança nos estudos aguardando um posicionamento do seu tutor. (OLIVEIRA, 2009, p.13) Ainda nesse sentido, Oliveira (2009) acredita que “o papel do tutor se baseia numa concepção de participação, de educador comprometido com a formação dos alunos, capaz de prepará-los ou subsidiá-los para pensar, resolver problemas e responder rapidamente às mudanças contínuas.” (p.16) É papel do tutor estar atento, também, aos modos de participação, às particularidades de cada aluno na participação, observando e respeitando as diferenças e cuidando das relações interpessoais no ambiente virtual de aprendizagem. (OLIVEIRA, 2009, p.13) Isso posto, ao atentar para as particularidades de cada aluno, o tutor cuida para a minimização da possibilidade de insatisfação e/ou desistência desse aluno, bem como a não construção do conhecimento e a sensação de isolamento, muito comuns nos cursos a distância. 8 Bibliografia EL ANDALOUSSI, Khalid. Pesquisas-ações: ciências, desenvolvimento, democracia. São Paulo: Edufscar, 2004. HOUAISS, A. Dicionário Eletrônico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001. MAGGIO, Mariana. O tutor na educação a distância. In LITWIN, Edith. Educação a distância: temas para um debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001. MILL, Daniel. Educação a distância e trabalho docente virtual: sobre tecnologia, espaços, tempos, relações sociais de sexo e coletividade na idade mídia. Belo Horizonte, 2006, 252 f. (Tese de doutorado em Educação) FAE/UFMG. NISKIER, Arnaldo. Educação a distância: a tecnologia da esperança. São Paulo: Loyola, 2000. OLIVEIRA, Ramony Maria da Silva Reis. Subjetividade e docência virtual. Revista Extra Classe, Belo Horizonte, n.2, v.2, 2009. PIMENTA, Selma G e FRANCO, Maria A. Santoro. Pesquisa em educação. Possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. São Paulo: Edições Loyola, 2008. SÁ, Iranita M. A. Educação a Distância: processo contínuo de inclusão social. Fortaleza, C.E.C., 1998. Site sobre Pesquisa-ação.< http://www.infoescola.com/pedagogia/pesquisa-acao/ >Acesso em 07/06/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário